‘Mais Professores para o Brasil’ vai beneficiar cerca de 50 mi de docentes e estudantes

 


‘Mais Professores para o Brasil’ vai beneficiar cerca de 50 mi de docentes e estudantes

Presidente Lula lançou, na terça-feira (14), uma política focada em promover a valorização e o incentivo à docência em todo o país, por meio de ações integradas, divididas em cinco eixos, com destaque para o Pé-de-Meia Licenciaturas

O presidente Lula lançou, na terça-feira (140, o programa Mais Professores para o Brasil, que vai beneficiar cerca de 2,3 milhões de docentes em todo o país, com investimento federal de R$ 1,7 bilhões até 2026. A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica, assim como o incentivo à docência.

Um dos principais eixos do programa é o Pé-de-Meia Licenciaturas, destinado a atrair novos professores, com foco na permanência e conclusão das licenciaturas por estudantes com alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada um deles receberá mensalmente um benefício de R$ 1.050.

Leia maisCom reforço do Pé-de-Meia, Enem registra aumento de inscritos no 1º dia

O investimento federal no programa leva em conta que os professores constituem o fator intraescolar que mais impacta a aprendizagem dos estudantes. De acordo com um estudo de 2024 da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o professor é responsável por 65,7% do resultado de aprendizagem no ensino fundamental e por 47% no ensino médio. Dessa forma, com a iniciativa, 47,3 milhões de estudantes serão beneficiados.

“Hoje, lançamos o programa Mais Professores para o Brasil, que beneficiará 2,3 milhões de docentes em todo o país. Este é um pacote integrado para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica”, disse Lula, durante a cerimônia de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.

O presidente expressou reconhecimento ao valor da profissão, além de seus desafios, e pontuou a relevância do programa para promover melhores condições a esses profissionais. “A gente quer motivar que professor e professora seja uma profissão promissora, que dê a eles a certeza de que estão trabalhando em benefício das pessoas e que o Estado poderá ajudá-lo. São essas coisas que temos que cuidar e é o que nós estamos fazendo aqui”, declarou Lula,

“A criança, quando levanta de manhã, não pode imaginar que vai para o sofrimento na escola. Ela tem que ter na cabeça que vai para um lugar extraordinário, vai encontrar uma professora e um professor alegres, que vão cuidar dele. É isso que motiva uma criança a ir para a escola. E é por isso que a gente quer que as pessoas não desistam de serem professores. Por isso estamos dando esse incentivo para qualificar melhor as pessoas“, destacou o presidente.

Comentários